sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PORTUGAL: Mais de 300 professores com mestrado "ilegal" em risco de perder o curso

por DN.pt
13.ago.2015

Ponces de Carvalho, o diretor da Escola Superior João de Deus
Ponces de Carvalho, o diretor da Escola Superior João de DeusFotografia © Gerardo Santos/Globalimagens

Em causa, docentes que terminaram cursos entre 2011 e 2013 na Escola Superior João de Deus. Agência de Avaliação e Acreditação detetou deficiências mas instituição não suspendeu mestrados.

São 323 os professores do ensino pré-escolar e do primeiro ao sexto ano de escolaridade que estão em risco de perder o curso, por terem frequentado um mestrado que o Ministério da Educação considera ilegal.

São docentes que terminaram os cursos entre 2011 e 2013 na Escola Superior João de Deus, em Lisboa, e que estão habilitados para dar aulas, revela o Diário Económico. Segundo o diretor da escola, Ponces de Carvalho, muitos destes professores já deram aulas em escolas públicas e privadas e até já foram corretores de exames nacionais. Frequentaram um dos quatro mestrados que o Ministério da Educação considera ilegais por terem funcionado sem autorização da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que os chumbou .

Em curso, está também uma investigação para averiguar se a escola mantém os pressupostos de interesse público e foi apresentada no Ministério Público uma queixa crime contra o diretor da instituição, pedindo que os diplomas sejam considerados nulos.

Ponces de Carvalho diz que há "uma verdadeira perseguição pessoal à instituição", garantindo que todos os cursos têm condições para continuar. À TSF, garantiu que vai recorrer ao tribunal para impugnar a decisão da tutela.

A Inspeção Geral da Educação, que desde 2013 está a avaliar os cursos, recomendou a Nuno Crato a cassação dos certificados e diplomas emitidos, ainda que o Ministério da Educação esteja a tentar, junto do Ministério Público, que a formação dos professores seja reconhecida, de forma a que possam continuar a lecionar, por entender que os alunos desconheciam a ilegalidade dos cursos.

Mas Ponces de Carvalho refere que, devido a este impasse, "há 270 professores a aguardar uma decisão e sem saber o seu futuro". Os cursos foram considerados ilegais pela Agência de Avaliação e Acreditação, que detetou - segundo o presidente, Alberto Amaral - "deficiências graves na orientação dos estágios".

O diretor da escola garante que a situação foi corrigida de imediato, daí os cursos terem continuado a funcionar, mas a Agência garante que não houve qualquer diligência nesse sentido e recebeu... ( continua em http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4727890&page=-1 )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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