segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ele está morto, Jim!


Quem nunca viu esta expressão estampada em uma tela com fundo roxo no Google Chrome? Mas, quem é Jim? Muitas vezes você já não se perguntou que significado, que relação esta expressão tem com um simples erro de página? Pois bem, vejamos de onde origina esta frase e como ela foi parar nas configurações do Google Chrome.

Esta expressão teve origem com o personagem Leonard H. "Magro" McCoy, da série Star Trek, quando declara algo ou alguém falecido com a linha: "Ele está morto, Jim", ou algo similar. A frase, então, ficou conhecida como um bordão do personagem, interpretada por DeForest Kelley, e entrou na cultura popular como uma metáfora geral, com usos tão diversos como descrições de um circuito eletrônico sem resposta ou como uma citação ilustrativa a respeito de como saber se um oponente foi destruído em um jogo. Jim, neste caso, refere-se a um dos personagens da série, parceiro de McCoy.

O Google, por sua vez, utiliza esta fala no Google Chrome como uma mensagem de erro quando o sistema operacional do usuário encerra o processo da guia devido a falta de memória. Os computadores dependem de memória para executar programas. A baixa disponibilidade de memória pode fazer com que os programas sejam executados lentamente ou parem de funcionar por completo. Caso o processo for encerrado pelo gerenciador de tarefas do Google Chrome, ou com uma ferramenta de linha de comando, esta mensagem também irá retornar. A solução, se a página não tenha sido encerrada intencionalmente, é atualizá-la para que a mesma recarregue e você possa prosseguir com o uso.

Esta expressão se refere, em geral, a algo ou ação de que não se obteve resposta, retornando um erro. A escolha do Google em relação ao uso da frase para este fim tem ligação somente a esta popularização da mesma, isto fez com a página de erro não se tornassem tão chata, trazendo certa descontração. Portanto, quando isto acontecer novamente, você já sabe os motivos e também... ( continua em https://www.oficinadanet.com.br/post/11883-porque-lemos-ele-esta-morto-jim-no-google-chrome )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: