segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O menino-prodígio da Yahoo! sonha com a criação de um cérebro virtual

Nick d' Aloisio, o jovem que ficou milionário com a aplicação Summly, acredita que, nos próximos 10 ou 20 anos, "o cérebro virtual será uma realidade".

O cérebro virtual consegue uma resposta ainda antes de o próprio organismo saber? "Não, mas consegue responder de acordo com uma série de estímulos sensoriais." Nick d' Aloisio explica que, caso a temperatura corporal diminua, o cérebro poderá dar a resposta de que tal aconteceu porque a temperatura exterior diminuiu, por exemplo. 

Deste modo, "o Apple Watch é um excelente exemplo de previsões através de estímulos biométricos". 

Este empreendedor da Yahoo! considera que o empresário Elon Musk ou o cientista Stephen Hawking têm sobrestimado o poder do cérebro virtual. No entanto, Nick explica que este tipo de cérebro nunca será tão bom nem nunca irá ultrapassar o poder do cérebro humano. 

Depois de ter recebido 19 milhões de libras (22 milhões de euros) da Yahoo pela aplicação Summly, Nick D' Aloisio, que fez 18 anos no final do ano passado, não se deslumbrou, ou seja, continua a viver com pouco. "Para mim 100 libras já é muito dinheiro", disse em entrevista ao 'Wall Street Journal', que o considerou o empreendedor de 2013, no sector da tecnologia. Ainda há poucos meses, D' Aloisio era um desconhecido: convivia com os amigos, tinha namorada e 40 libras (cerca de 50 euros) no cartão de débito. Foi então que criou a Summly, uma aplicação que resume notícias em destaque de vários meios de comunicação, tornando-se famoso no mundo inteiro.

D'Aloisio nasceu na Austrália, é filho de uma advogada e de um banqueiro de investimento. Começou a interessar-se por astronomia e artigos académicos sobre o tema aos seis anos. Ao contrário da maioria dos jovens, nunca teve aulas de informática na escola. Considera o 'design' de produto muito mais interessante do que a programação e adoptou a 'Egg Chair', criada pelo dinamarquês Arne Jacobsen, como logótipo da sua empresa.

Autodidacta desde os nove anos, D' Aloisio aprendeu sozinho a dominar os segredos do 'software' de animação num Mac da Apple. Três anos depois, quando foi viver para Londres, fez 'download' do 'kit' de programação do iPhone e criou o seu próprio 'software' na casa de Wimbledon.

Em declarações ao 'Financial Times', Shakil Khan, investidor e mentor de D' Aloisio , que tem prestado apoio na área de consultoria a diversas 'start-ups', descreve o jovem como um "visionário" e diz que o êxito alcançado com a Summly é "o primeiro de muitos". "O tempo o dirá, mas ele vê o mundo de uma forma muito diferente da dos outros miúdos de 16 ou 17 anos, ou mesmo de 26 e 27, quanto ao plano estético, de 'design' e utilização. Percebe o potencial da tecnologia e é extremamente inteligente. Este é apenas o começo de uma carreira brilhante", frisa Khan. D' Aloisio lançou a primeira versão da Summly - então chamada Trimmit - em Julho de 2011, com o objectivo de melhorar a busca em dispositivos móveis.

Um criativo elogiado por Marissa Mayer
O facto de se ter tornado milionário alterou pouco a sua vida (vive na mesma casa com os pais e o irmão mais novo) e os amigos garantem que a fortuna não lhe alterou a personalidade - e também ninguém acredita que vá passar o resto dos dias deitado na praia, longe dos computadores. O empreendedor mantém as amizades, gosta de ir a festas aos fins-de-semana e continua com a mesma namorada. "Ele é muito frugal", confessou a mãe, Diane, advogada de profissão, ao 'Wall Street Journal'. O pai, Lou, trabalha no sector financeiro, e já passou por BP e Morgan Stanley. O negócio com a Yahoo implicou também que Nick passasse a trabalhar na empresa com alguns colaboradores mais próximos. Hoje em dia, tem um contrato a 'full time' nos escritórios da empresa, em Londres, e a CEO, Marissa Mayer, costuma elogiá-lo, tendo afirmado recentemente que "se sente inspirada pela criatividade" do jovem.

Além de criativo, D'Aloisio também é metódico e 80% das horas passadas em frente ao computador são dedicadas a melhorar o Summly. O resto do tempo é usado para pensar em novos projectos. "Quero criar outra empresa e sinto-me mal quando não estou a fazer algo de novo", afirmou.

Já em relação aos estudos, Nick é menos pragmático. Com o trabalho no Yahoo deixou de ter tempo para ir às aulas do liceu, mantendo contacto pontual com os professores. E ainda está indeciso se vai para uma universidade inglesa ou para os Estados Unidos, dada a proximidade com Silicon Valley.

Outra das hipóteses em cima da mesa, nas conversas com a família, passa mesmo por não continuar a estudar e focar-se totalmente no trabalho. A presença em conferências também faz parte da rotina de Nick. Recentemente, num evento organizado pela revista 'Wired', o empresário motivou a plateia com um discurso simples, mas objectivo. "O mundo do conhecimento está todo nas vossas mãos e isso não acontecia há uns anos", defendeu. "Se um jovem estiver curioso sobre um determinado assunto pode pesquisar até à exaustão na Internet. Está tudo lá e é gratuito", contou o... (continua em http://economico.sapo.pt/noticias/o-meninoprodigio-da-yahoo-sonha-com-a-criacao-de-um-cerebro-virtual_227407.html/-1 )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: