quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Empresário é vítima de sequestro virtual


Publicado em 26 de Agosto de 2015 às 15h52min

O fato foi denunciado por um empresário do ramo imobiliário, de 54 anos...
  • MaringáMaycon CorazzaO Diário



A Polícia Civil de Maringá registrou o primeiro caso de sequestro de banco de dados com pagamento de resgate em moeda virtual, emitida e transacionada através de arquivos codificados pela internet e impossível de ser rastreada .

O fato foi denunciado por um empresário do ramo imobiliário, de 54 anos, que teve de pagar dois bitcoins para resgatar todos os arquivos contendo os dados cadastrais de seus clientes, além de informações da empresa. No relato foi à polícia, o empresário contou que o sequestro dos dados foi descoberto na manhã do dia 19 passado, após acessar o servidor da empresa e deparar com todos os dados cadastrais dos clientes criptografados.

Sem saber o que fazer, o empresário disse que acionou uma empresa especializada na área de informática, mas os técnicos verificaram que seria impossível quebrar os códigos. No entanto, em meio aos arquivos criptografados, eles encontraram um link de acesso ao responsável pela invasão, no caso, um cracker - especialista em quebra de códigos digitais de segurança - que utilizou um e-mail sediado em um servidor norte-americano.

Após contatar o invasor, o empresário foi orientado a pagar dois bitcoins de resgate - o equivalente a R$ 1.790 ,00- para ter os arquivos descriptografados. O resgate foi pago através da internet e a moeda virtual transferida por meio de arquivos codificados. Ainda de acordo com o empresário, apesar de ter devolvido os arquivos, o sequestrador deixou um vírus instalado no servidor, situação que poderá facilitar novas invasões. Diante da complexidade do crime, o caso será repassado para o Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nuciber), de Curitiba, órgão... ( continua em http://cgn.uol.com.br/noticia/147659/empresario-e-vitima-de-sequestro-virtual )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: