terça-feira, 14 de agosto de 2012
Revista Forbes diz que brasileiros se deixam enganar ao pagar caro por carro
Em http://poncheverde.blogspot.com.br/2012/08/revista-forbes-diz-que-brasileiros-se.html
"Desculpem, Brazukas… Não há status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand or Dodge Durango. Não se deixe enganar pagando o preço de tabela. Definitivamente, você está sendo enganado". Nesse tom jocoso e irônico, o jornalista Kenneth Rapoza, da revista Forbes, conta aos leitores do seu blog o que ele pensa dos altos preços de carros no Brasil. A tese dele é de que os impostos altos e a ingenuidade dos consumidores, que aceitam pagar caro por acreditar que os veículos são sinal de status social, explicam por que os automóveis chegam a custar três vezes mais no País do que nos Estados Unidos. "Alguém pode achar que se um Jeep Grand Cherokee custa US$ 80 mil significa que ele vem equipado com asas e com rodas banhadas a ouro. Mas, no Brasil, ele vem na versão básica", afirma o jornalista. O veículo citado custa, na verdade, ainda mais no mercado brasileiro: US$ 89,5 mil. Já nos Estados Unidos sai por US$ 28 mil. Rapoza lembra que, além de pagar mais, os brasileiros ganham menos. No caso do carro mencionado, o preço nos Estados Unidos equivale a metade da renda anual média dos americanos. Já o valor cobrado no Brasil corresponde a mais do que o salário de um ano de um morador do País. Curioso é que Rapoza sugere a leitura de um artigo do site Notícias Automotivas que defende uma tese bem diferente da dele. O texto do portal brasileiro enfatiza o lucro das montadoras, não os impostos, como uma razão do preço alto do carro. O que acontece, conforme escrevi em outra oportunidade, é que tanto o "custo Brasil" (no qual se incluem os impostos) como o "lucro Brasil" explicam... ( continua em http://poncheverde.blogspot.com.br/2012/08/revista-forbes-diz-que-brasileiros-se.html )
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