08/12/2012 Sábado, Dia 08 de Dezembro de 2012 as 21
Fonte: MGA Comunicações
Título: Comunidades de aprendizagem e de prática em metaverso;
Autores: Eliane Schlemmer, Pierfranco Malizia, Gaia Moretti e Luciana Backes;
Editora: Cortez Editora;
N° de Páginas: 224;
Preço Sugerido: R$ 41,00
Os autores Eliane Schlemmer, Pierfranco Malizia, Gaia Moretti e Luciana Backes lançam pela Cortez Editora Comunidades de aprendizagem e de prática em metaverso, um livro que representa o viver e o conviver, entre pesquisadores italianos e brasileiros, para além do universo presencial físico de suas próprias culturas, fluindo para o uso de tecnologias digitais, propiciando o surgimento de uma nova cultura, híbrida, nômade, em fluxo. Nessas aproximações mais intensas no âmbito da pesquisa, seja de forma presencial física ou de forma digital virtual, esta obra emerge como fruto do trabalho colaborativo e cooperativo. Os diferentes capítulos apresentam experiências brasileiras e italianas.
Os autores discutem algumas experiências que foram desenvolvidas no Brasil e na Itália, em variados contextos e que podem ser consideradas um início do que acreditam representar a configuração de comunidades virtuais de aprendizagem e de prática em metaverso. Na reflexão proposta, pode-se perceber que a web 3D convida a abrir as portas de um novo mundo de experiências de aprendizagem e de práticas profissionais, vinculadas a novas formas de organização social, possíveis por meio de um viver e conviver em espaços digitais virtuais.
Sinopse da obra: A humanidade se constrói no conviver dos seres humanos em ação, relação e interação estabelecendo condutas, normas e regras, formando as comunidades. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais, o conceito de comunidade é ampliado e (re)significado. Assim, definimos as Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática como lugares complexos para a produção de conhecimento, o desenvolvimento de processos educacionais, a comunicação e o viver-intercultural. Outros aspectos são representados na definição do ECODI - Espaço de Convivência Digital Virtual, do avatar e do eu digital virtual, da interação social e da mediação pedagógica para a emancipação digital. Então, propomos uma reflexão interdisciplinar sobre a temática dos mundos digitais virtuais, dirigindo-se para pesquisadores e profissionais das áreas da Sociologia, Comunicação, Educação e Administração, que atuam na formação e capacitação, desenvolvimento, recursos humanos e gestão nas ... ( continua em http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=64166&nome=Comunidades%20de%20aprendizagem%20e%20de%20pr%E1tica%20em%20metaverso )
Nenhum comentário:
Postar um comentário