segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Novos dispositivos dissolvem e desaparecem quando não são mais precisos

Em http://hypescience.com/eletronica-transitoria-novos-dispositivos-dissolvem-e-desaparecem-quando-nao-sao-mais-precisos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Novos dispositivos dissolvem e desaparecem quando não são mais precisos

Uma pesquisa de Suk-Won Hwang, da Universidade de Illinois (EUA), em parceria com o engenheiro biomédico Fiorenzo Omenetto da Universidade Tufts (EUA), desenvolveu uma nova classe de eletrônicos, apelidados de "eletrônicos transitórios", que podem se dissolver e desaparecer em um certo tempo (minutos a anos) pré-estabelecido.

A eletrônica transitória poderia revolucionar o mercado tecnológico. Hoje em dia, mesmo que os eletrônicos fiquem obsoletos pouco tempo depois que nós os compramos, eles são projetados para durar. Depois que perdem seu valor ou quebram, eles simplesmente se acumulam em nossas casas, centros de reciclagem ou aterros.

A nova tecnologia poderia ser uma solução para esse problema: os dispositivos seriam programados para durar apenas o tanto quanto fossem necessários, e depois se dissolveriam completamente.

Eles poderiam viver no corpo humano para entregar drogas, ou poderiam ficar no exterior de edifícios para monitoramento, dentre muitas outras funções – suas aplicações são intermináveis -, para depois simplesmente desaparecer.

Além de serem "amigos do meio ambiente", a nova tecnologia poderia melhorar muito a aérea médica. A implantação de dispositivos no corpo humano geralmente só vale a pena quando o paciente está em risco de vida, por exemplo, a implantação de um marca-passo ou bomba de... ( continua em http://hypescience.com/eletronica-transitoria-novos-dispositivos-dissolvem-e-desaparecem-quando-nao-sao-mais-precisos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29 )

Nenhum comentário: