Neo-alquimia: cientistas fazem bactérias produzirem ouro
Unindo tecnologia e microbiologia, uma dupla de pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA) conseguiu realizar algo que os antigos alquimistas passaram séculos tentando fazer: produzir ouro.
"Alquimia microbiana é o que estamos fazendo – transformando algo que não tem valor em um sólido, precioso metal", destaca o professor de microbiologia Kazem Kashefi. Junto com Adam Brown, que dá aulas de arte eletrônica na Universidade, Kashefi descobriu como usar a bactéria Cupriavidus metallidurans para transformar cloreto de ouro (uma substância química tóxica) em ouro de 24 quilates. Em cerca de uma semana, uma colônia de C. metallidurans conseguiu produzir uma pepita de ouro.
Apesar do sucesso do experimento, reproduzi-lo em larga escala é totalmente inviável, já que o custo seria muito alto. Brown e Kashefi não veem isso como um problema, já que a proposta não era enriquecer produzindo ouro, mas criar uma obra de arte e gerar ... ( continua em http://hypescience.com/neo-alquimia-cientistas-fazem-bacterias-produzirem-ouro/ )
Nenhum comentário:
Postar um comentário