A História é dividida em períodos ou épocas, que definem o estágio alcançado pela humanidade em cada uma delas. O início e o fim de cada fase da história são determinados por um fato histórico importante, que afetou de maneira decisiva a vida dos seres humanos. Os períodos ou épocas da História são: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. A seguir estão as principais características de cada período histórico:
Idade Média 476 até 1453
Período de predomínio feudal no Ocidente, do século V da era cristã até a queda de Constantinopla, capital do império romano do Oriente, em 19453. Período da expansão dos reinos bárbaros na Europa, da transformação do escravismo em feudalismo, da expansão do cristianismo e origem e expansão do islamismo. Foi o período da consolidação do poder da igreja católica, das perseguições religiosas, da peste que devastou um terço da população da Europa.
Idade Moderna 1453 até 1789
Tem início com a queda do império romano do Oriente em 1453 e termina com a Revolução Francesa, em 1789. Durante a Idade Moderna ocorreram os grandes descobrimentos, a colonização do novo mundo (o continente americano), surgiram as monarquias absolutas, o capitalismo comercial que progressivamente substituiu o antigo sistema feudal, o renascimento cultural e científico, as ideias iluministas e a independência dos Estados Unidos da América (1776).
Idade Contemporânea 1789 até os dias atuais
Abrange o período da Revolução Francesa (1789) em diante. Período de consolidação do capitalismo, da Revolução Industrial, do surgimento do imperialismo, da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), das revoluções socialistas, da expansão da democracia, do surgimento do fascismo e do nazismo (1917-1938), da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), da Guerra Fria (1948-1990), da desagregação da União Soviética (1991) e consequente universalização do capitalismo, da globalização, do surgimento dos meios de comunicação de massa (rádio, cinema, televisão).
É importante lembrar que a escolha do início ou fim de cada período histórico é arbitrária. Por exemplo, a queda do império romano do Ocidente em 476 depois de Cristo é a data aceita pelos historiadores como o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média. Esse fato, porém, não significou que toda a população do mundo passou a viver no sistema feudal, que seria característico da Idade Média, e nem a Revolução Francesa de 1789 determinou que todos os povos vivessem sob o sistema capitalista, predominante na sociedade contemporânea. As diferentes populações da terra vivem em estágios diferentes de desenvolvimento.
Paleolítico Inferior: 500 000 a 30 000 a.C.
O Paleolítico Inferior é o período mais longo da Antiga Idade da Pedra. No final desse período tivemos o aparecimento do Homo sapiens. A temperatura da terra era muito baixa, forçando os homens a viver em cavernas, alimentando-se da caça, pesca e coleta de frutos, desconhecendo a agricultura e o pastoreio. Devido a estas características, presumimos que os homens eram nômades, vivendo em grupos, pois é a partir dos laços de cooperação e solidariedade que dependia a própria preservação da espécie.
Foi nesse período que o homem realizou uma de suas maiores descobertas: o fogo. A partir de então, teve a possibilidade de se aquecer, cozer alimentos e afugentar animais. Os instrumentos e as ferramentas eram confeccionados, inicialmente, em osso e madeira; mais tarde, em pedra e marfim. A importância desses objetos era a defesa, a possibilidade de cortar, perfurar e esmagar. Devido ao fato desses instrumentos serem produzidos a partir das lascas de grandes blocos de pedra, esse período foi também chamado de Idade da Pedra Lascada.
Surgiram os primeiros rituais e a linguagem tornou-se mais elaborada. Entre as práticas rituais, sabemos que possuíam o hábito de enterrar seus mortos em sepulturas dentro das cavernas ou em suas proximidades. O sepultamento era realizado no decurso de uma cerimônia, pois junto com o morto eram enterrados alimentos e ferramentas, demonstrando o início da prática da magia.
Paleolítico Superior: 30 000 a 18 000 a.C.
No Paleolítico Superior ocorreu um maior resfriamento da superfície da Terra, forçando os homens a viver dentro das cavernas. O homem de Cro-Magnon é o representante característico desse período, surgindo por volta de 25 000 a.C. A espécie estava dividida em culturas locais e distribuída na Europa Oriental e Central – Solutriana – e na França -Aurinhacense e Madaleniana.
Esses homens ainda permaneciam coletores, caçadores e pescadores. Os instrumentos, porém, sofreram um processo de transformação. Como o gelo dificultava a busca de pedras, as ferramentas passaram a ser confeccionadas, principalmente, com ossos e marfim; o arco e a flecha são instrumentos desse período, bem como arpões e agulhas.
Devido ao longo tempo em que permaneceu nas cavernas e ao desenvolvimento da inteligência, o homem deu início ao nascimento da arte, representando cenas de caça nas paredes das cavernas. A arte possuía uma função essencialmente mágica. Ao realizar a pintura, o homem acreditava garantir uma caça abundante e, consequentemente, o sustento do grupo. Nessa época, também surgiram pequenas estatuetas femininas que apresentam... ( continua em https://www.resumoescolar.com.br/historia/divisao-dos-periodos-historicos-pre-historia-idade-antiga-media-moderna-e-contemporanea/ )
Livro 2016. As musas do terceiro milênio. Volume II. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. | |
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Livro 2011. Mais uma lacônica viagem tempo e no espaço. Primeira Edição. DOWNLOAD PARCIAL. | |
Artigo 2015. Considerações sobre o ensino de Filosofia. CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. Considerações sobre o ensino de Filosofia, sua relação com a educação e a noção de meio ambiente. In: I-Sophia: revista eletrônica de investigações filosófica, científica e tecnológica. Ano I, Volume 1, número 2 (2015) - Assis Chateaubriand: JPJ Editor, 2015. Trimestral. ISSN - 2358-7482. Pg.144-158. | |
Artigo 2014. From modern chess to liquid games. CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014. | |
Livro 2015. Tecnologia da informação e educação contemporânea. DOWNLOAD GRATUÍTO. FREEDOWNLOAD. | |
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