quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Site permite a comparação de gastos de 5,1 mil municípios do Brasil

O projeto Meu Município pretende facilitar a fiscalização das prefeituras

04/11/2014 | 14h37
Site permite a comparação de gastos de 5,1 mil municípios do Brasil Meu Município/Divulgação
Foto: Meu Município / Divulgação

Desde maio de 2012, a Lei de Acesso a Informação obriga que dados públicos – como a receita e os gastos das prefeituras – sejam disponibilizados para todas as pessoas. Porém, sistemas complicados e o excesso de "tecniquês" dos dados podem afastar o público das informações. A Insper e a Fundação Brava lançaram o projeto Meu Município, que pretende facilitar a fiscalização dos governos municipais reunindo dados de 5,1 mil municípios brasileiros – de um universo de 5.570 – disponibilizados pelo Tesouro Nacional e IBGE.

Leia as últimas notícias de Zero Hora

– A ideia é transformar os dados que estão lá em algo mais simples, que qualquer cidadão consiga entender e analisar – explica Miriam Ascenso, Gerente de Projetos do Meu Município – lançado no começo do ano e recém atualizado com os últimos dados do tesouro

Reunir dados públicos e facilitar sua análise não é algo novo. Organizações como Transparência Brasil e Transparência Hacker e veículos de imprensa já realizaram vários projetos nesse sentido. O Meu Município, porém, traz uma proposta diferente, além de reunir os dados e explicá-los, oferece uma ferramente para comparar as administrações municipais.

É possível analisar em que áreas os recursos foram gastos – como saúde e saneamento – e comparar diferentes municípios (tirando Brasília, que não tem os dados no site). Os dados mostram, por exemplo, que a capital gaúcha gasta uma maior porcentagem de seu orçamento com saúde e saneamento do que a média das outras capitais, mas gasta menos com... ( continua em http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/11/site-permite-a-comparacao-de-gastos-de-5-1-mil-municipios-do-brasil-4635462.html?utm_source=Redes+Sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite )


  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: