quinta-feira, 6 de março de 2014

Apresentada técnica inovadora de produção de personagens virtuais para cinema e videojogos

Em http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=34&codnot=55

25-02-2014 

© Hasler/MPI
Investigadores criam nova técnica de captação de movimentos de atores para criar personagens virtuais para cinema e videojogos. A inovação é que a nova técnica permite a gravação das imagens no exterior e não apenas em estúdio.


Se até agora, os produtores de cinema e de videojogos tinham ao dispor técnicas limitadas para criar personagens virtuais e os seus movimentos em ambientes exteriores, agora, uma equipa de investigadores do Max Planck Institute for Informatics in Saarbruecken apresentam uma inovadora técnica que promete revolucionar a indústria de animação.

A técnica mais utilizada até agora no cinema e na indústria dos videojogos para dotar personagens virtuais de movimentos eram produzidas em estúdio e obrigava atores a vestir fatos apertados equipados com marcadores e que refletiam luz infravermelha para ser capturada por camaras especiais.

Um exemplo de utilização desta técnica é a personagem Sméagol ou Gollum do filme Senhor dos Anéis. Mas esta técnica apresenta algumas limitações dado que os movimentos da personagem têm de ser capturados em estúdio quando na verdade a cena deveria ocorrer no exterior como nas montanhas da Terra Média.

Agora, a equipa de cientistas do Max Planck Institute for Informatics in Saarbruecken apresentam um novo método que não necessita de utilização de fatos especiais e que pode ser utilizado em cenários exteriores.

Os cientistas foram mais longe e indicam que não só conseguem capturar os movimentos de uma personagem no exterior, como conseguem fazê-lo com múltiplas personagens já que a técnica permite imitar toda a sequência de planos e que os movimentos de qualquer das personagens são mais fáceis de capturar a partir de qualquer ângulo.

Para esta nova tecnologia, os cientistas desenvolveram um inovador algoritmo e indicam que esta é menos dispendiosa já que exige apenas oito camaras de gravação comuns. Depois com base no software desenvolvido criam modelos 3D do ator cujos movimentos são capturados a partir do esqueleto com 58 pontos de união.

Para capturar os movimentos, o algoritmo funciona de forma que as duas imagens bidimensionais da camara de vídeo e do modelo 3D devem sobrepor-se de forma precisa. Com a nova técnica os cientistas são capazes de capturar movimentos filmados e apresenta-los em milissegundos como se fossem feitos por uma personagem virtual.

Os cientistas envolvidos no desenvolvimento da nova tecnologia criaram já a empresa The Captury para poderem comercializar a nova técnica e estão já a trabalhar em encomendas que receberam da indústria de animação.

Para além das indústrias do cinema e dos videojogos, os investigadores indicam que a nova técnica poderá ser utilizada noutros sectores de atividade como no desporto, onde os treinadores de judo, por exemplo, poderão analisar as técnicas de combate dos atletas de forma imediata ou os médicos e fisioterapeutas utilizá-la para melhorar... ( continua em http://www.tvciencia.pt/tvcnot/pagnot/tvcnot03.asp?codpub=34&codnot=55 )

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