quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Portugueses vão render-se às compras através do smartphone. Mas por agora ainda preferem as lojas

01-12-2015 08:40

Um estudo da consultora Deloitte revela que os portugueses preferem a Internet para procurar ideias, comparar marcas e preços para os presentes de Natal. Em Portugal as redes sociais já representam um canal importante na hora de escolher o produto a comprar.


Os portugueses são os europeus que mais vão usar o smartphone no futuro para fazer compras: 61% dizem esperar usar o dispositivo móvel para concretizar uma aquisição. Um valor bem acima da média europeia que é de 47%, de acordo com dados apurados pela Deloitte.

Apesar deste espírito 'futurista', a verdade é que atualmente os portugueses ainda fazem a maior parte das suas compras de Natal em lojas físicas. Usam a Internet para pesquisar e comprar preços, mas os negócios depois são concretizados em 'pessoa'.

Ainda assim há registo de alguma abertura em determinadas categorias: por exemplo, em 2014 apenas 3% dos inquiridos admitia comprar produtos alimentares e bebidas através da Internet, número que sobe para 12% este ano

Mas o relatório da Deloitte tem um indicador de destaque: os portugueses são dos que mais usam as redes sociais para connhecer melhor os produtos que vão comprar: um valor 30% superior aos congéneres europeus, sendo que os produtos de tecnologia são os que mais ligação têm aos social media.

"A estratégia de compra omnicanal é uma realidade generalizada no processo de compra dos portugueses e os retalhistas estão conscientes deste cenário, daí o atual movimento em que os retalhistas procuram integrar a sua proposta de valor também com uma forte presença nas novas plataformas e canais digitais. É neste contexto que o mobile e as redes sociais ganham força", destaca em comunicado o elemento da Deloitte, Nuno Netto.

O estudo em Portugal envolveu 761 pessoas dos 18 aos 65 anos. O inquérito foi feito num total de... ( continua em http://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigo/portugueses_vao_render_se_as_compras_atraves_do_smartphone_mas_por_agora_ainda_p-45260oun.html )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: