quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Miguel Couto: festa para os autores

Em http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Miguel-Couto-festa-para-os-autores-2000155836767-1400002102372

Última Atualização - 22/12/2015

Por - Diego Santos - diego.santos@folhadirigida.com.br

Alunos do Colégio Miguel Couto premiados no Projeto Redação 2015, uma iniciativa da FOLHA DIRIGIDA, em parceria com escolas e redes de ensino, e que conta com o apoio institucional da Fundação Biblioteca Nacional, foram homenageados com uma noite de autógrafos repleta de alegria e emoção. A festa foi marcada pela presença dos pais e outros familiares, além de professores e amigos dos estudantes que compareceram em grande número ao evento. Os autores do livro comemoram o apoio e esperam que a conquista seja um pontapé para um futuro melhor.

Aluna da unidade Piratininga do Colégio Miguel Couto, Carolina Rocha, 16 anos, mudou para a escola este ano e participou pela primeira vez de um concurso de redação. A autora se diz mais estimulada para outras conquistas na vida. "Eu gosto muito de escrever e talvez isso abra algumas portas", disse a jovem que está no 2° ano do ensino médio.

Guilherme Bottino tem 18 anos e está no 2° ano do ensino médio. Aluno da unidade Ilha do Governador, ele conta que escreve por hobby, mas por pertencer a uma família de professores, ser premiado o incentiva mais ainda. "Sempre gostei de ler e escrever então é muito bom ser premiado. É animador porque acaba te estimulando a querer mais desse universo da leitura. Essa conquista me deixou com um sentimento muito bom."

Quem teve o dobro de motivos para comemorar foram os autores escolhidos para para compor o livro "Horizonte de Esperanças" que traz os três melhores textos de cada escola participante. Neste grupo está Helga Stelling, 15 anos. A jovem, que cursa o 1° ano do ensino médio, na Unidade Recreio I, está feliz por estar entre os autores do livro especial e ressalta a importância da presença da escrita na sua vida.

"Estou muito feliz de saber que fui escolhida entre todos os alunos da escola. Representa algo muito bom para mim. Já tenho o hábito de ler e escrever bastante, mas esse tipo de prêmio te dá mais confiança. A escrita está na minha vida desde sempre. É muito importante ter isso na vida porque certamente será bom no futuro."

Outra aluna que teve seu texto selecionado para o livro especial foi Carolina Zettermann, 17 anos. A estudante conta que sabia que era muito difícil conseguir publicar no livro da escola e disse ter ficado muito surpresa em ter sua narrativa escolhida entre todos da escola. "Eu fiquei sabendo que meu texto ia para o livro especial um dia antes da festa e fiquei muito feliz, além de surpresa quando me falaram."

A sensação do dever cumprido

Responsáveis pela escolha dos textos do livro do Projeto Redação 2015, professores e coordenadores do concurso no Colégio Miguel Couto marcaram presença na festa. Orgulhosos da conquista dos alunos, eles fizeram um balanço do que a iniciativa gera na escola, nos estudantes e, por fim, no trabalho realizado por eles como educadores.

A Professora de Língua Portuguesa Jô Moura disse que fica muito empolgada com o projeto pois, segundo ela, é uma das formas de fomentar o conhecimento, contribuir para que os alunos melhorem a qualidade da escrita, e incentivar mais ainda a leitura. "É importantíssimo ter um evento como esse para homenagear o talento dos alunos. É uma força, um apoio a esse aluno que quer crescer e ser. É um incentivo maravilhoso", disse a docente que coordenou o projeto na unidade Meier.

Além disso, Jô Moura acredita que a publicação do texto do aluno em um livro é uma excelente vitrine para o trabalho realizado dentro da sala de aula. "Eles adoraram o evento de premiação. Porém, o mais importante a dizer é que são estudantes que têm a oportunidade de mostrarem o seu trabalho. Em sala de aula, tantos fazem ótimos textos e, no Projeto Redação, podemos fazer com que muitas delas tenham visibilidade."

A coordenadora geral do Projeto no Colégio Miguel Couto, Marineida Santos, também vê o concurso de redações como uma forma de exposição do talento dos alunos e já está na expectativa para as próximas edições. "O projeto vai ganhando corpo na medida em que apresentamos todos esses autores ao público. A intenção é que eles saiam realmente do anonimato e se confraternizem como esta noite. Hoje tivemos um evento lotado, todos os 300 lugares ocupados mais os corredores", destaca Marineida Santos.

Pais comemoram a conquista dos filhos

Na plateia, o sentimento dos familiares era visível. A presença maciça dos convidados mostrou o quanto o Projeto Redação 2015, no Colégio Miguel Couto, foi importante tanto para os alunos quanto para os seus responsáveis. Orgulhosos e emocionados, mães e pais marcaram presença na festa preparada para homenagear os jovens autores.

Guilhermo Rocha e Sandra Oliveira, pais de Carolina Rocha, disseram que o projeto valoriza e estimula a leitura do aluno, porém muito dessa conquista também é fruto do incentivo que a jovem recebe em casa. "É um trabalho que não é de agora tanto da escola quanto de nós que também sempre a incentivamos à leitura. Que seja a primeira publicação de muitas", espera a mãe. "Para nós não é nenhuma novidade, mas sempre nos renova. É sempre motivo de orgulho", finalizou o pai.

Por outro lado, houve quem ficasse surpreso com a coquista do filho. Este foi o caso de... ( continua em http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Miguel-Couto-festa-para-os-autores-2000155836767-1400002102372 )

Lista dos autores

Aline Paula Pinheiro Nardes
Amanda Mendes Pessoa Dos Santos
Ana Laura Couto Brito
Athos Guizzardi Da Mata Silva
Bheatriz Campos De Oliveira
Bruna Monteiro Ferreira
Bruno Peixoto Rodrigues
Caio Henrique Alves De Carvalho
Camila Assis Da Silva
Carolina Mesquita Rocha
Carolina Oliveira Rodrigues
Carolina Pereira De Barros
Carolina Ribeiro Zettermann
Caroline Staneck Lemos De Carvalho
Cecília Cândida Graça Mota Damasceno
Cristina Oliveira Santos
Danielle Labanca Marques
Gabriella Alho Pereira
Gabriella Souza Da Silva
Gabriella Veloso Nunes
Gabrielle Cristina Dias Da Silva Santos
Gabrielle Marçal
Geovana Veloso Do Nascimento Passos
Guilherme Bottino Queiroga Ferreira
Helga Stelling Matera
Isabel Cristina Domingues De Andrade
Jhélly Hellen Furtado De Souza
Julia Santana Dehoul
Juliana Silva Barros
Kevin De Lima Lisboa
Lara De Santis Gonçalves
Larissa Artímos Ribeiro
Layla Rodrigues Mesquita Guimarães
Lohanie Arantes Baio
Lorena Leal De Castro
Lucas Romualdo Santos
Luis Gabriel Rodrigues De Almeida
Luiza Dos Reis De Souza Pinheiro
Luiza Trindade Ambrósio Garcia
Marcela Cristina Góes Vieira
Marianna Araujo Rocha
Marina Dos Santos Ferreira
Matheus Fernando Varella Ferreira
Mirella Machado De Oliveira Carneiro
Nina Luíza Souza Da Silva Zied
Rafaela Monteiro Da Costa
Raissa Guimarães Marques
Raphaela Saadi Monteiro Ferreira Neves
Ricardo Da Silva Ferreira
Sara Liz Cavalcanti De Jesus
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: