quarta-feira, 23 de maio de 2012

A ideia do INT é inserir o experimento nos esportes e estudar a movimentação mais detalhada para buscar a excelência do atleta.

Em http://www.rac.com.br/noticias/projetos-rac/correio-escola/129833/2012/05/22/virada-digital-propoe-imersao-na-cibercultura.html

(...)
Lutas em 3D
A tricampeã mundial de jiu-jitsu, Luanna Alzuguir, fez, no palco do evento, a demonstração de como funcionam as tecnologias de captura de movimento e imagem 3D desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Luanna utilizou uma roupa especial com sensores que captam seus movimentos em tempo real e os emitem a um computador. A roupa emite, via telemetria, ondas que reproduzem a imagem do corpo em movimento.

A ideia do INT é inserir o experimento nos esportes e estudar a movimentação mais detalhada para buscar a excelência do atleta.

A curva do movimento, profundidade, espaço, dimensão, perspectiva e a telemetria ajudam como uma sintona fina para esse processo.

'É importante que o Brasil estude mais seus esportes, uma coisa que ainda não ocorre muito. O País vai sediar os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo', afirmou Clara Guimarães, uma das pesquisadoras do projeto. 'Se você grava seus movimentos dessa forma, é possível ver exatamente onde errou e o que precisa melhorar', avaliou a tricampeã Luanna.

A ultilização da tecnologia permitiu a criação de uma animação em 3D com proporções precisas e mobilidade semelhante à real. A imagem foi capturada no scanner 3D a laser.

Na sequência, a lutadora vestiu um aparato com sensores, que, em conjunto com uma câmera, capturarem seus movimentos. A combinação permitiu à equipe criar uma avatar de Luanna... (mais em
http://www.rac.com.br/noticias/projetos-rac/correio-escola/129833/2012/05/22/virada-digital-propoe-imersao-na-cibercultura.html )

Nenhum comentário: