quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Microsoft criou o Google Earth 4 anos antes do Google, mas jogou o projeto fora

Por Redação Olhar Digital - em 13/11/2015 às 16h32



No final dos anos 90, a Microsoft criou um dos maiores sistemas de armazenamento do mundo, o TerraServer. Para provar a sua grande capacidade (1 terabyte de armazenamento), a empresa colocou à disposição do público uma série de imagens de satélite do planeta. O ano era 1997 e o Google nem sonhava com o Google Earth - lançado em 2001.


Reprodução

A ferramenta foi a primeira a disponibilizar publicamente um mapa de satélite interativo. A ideia era simples: deixar as pessoas visualizarem suas casas do espaço."A primeira demo que fiz, cortou a casa de Bill Gates ao meio, o que não foi muito bom. Durante o primeiro ano de funcionamento, recebi cerca e 20 mil e-mails, a maior parte deles dizendo duas coisas: 'Eu amo o TerraServer, vi minha casa', ou 'Eu odeio o Terra Server, não vi minha casa'", conta Tom Barclay, que comandava o projeto na época.

Ele explica que, desde o início, a ideia era construir o maior banco de dados do mundo. À princípio, a Microsoft sugeriu listar todas as transações da história da bolsa de Nova York e torná-las pesquisáveis, mas a tarefa consumiu somente meio terabyte de dados. A empresa precisava de algo maior.

Surgiu então a ideia de 'mapear' o país pela internet. Depois de algumas tentativas, Barclay sugeriu com a idéia de criação de imagens "mosaico", geradas automaticamente com base na parte do mapa que o usuário clicasse.  "Não quero parecer arrogante, mas é incrível a semelhança entre o que fizemos e as tecnologias atuais", comenta Barclay. 

Apesar de estar à frente, a companhia não enxergou o potencial da ferramenta e acabou encerranto o projeto. "Foi algo que fizemos para mostrar que nosso software poderia fazer, mas a empresa não se importava com a informação. O Google era uma empresa de informação, em primeiro lugar. Eles viram o valor desses dados", explica. O TerraServer deixou de funcionar em... ( continua em http://olhardigital.uol.com.br/noticia/microsoft-criou-o-google-earth-4-anos-antes-do-google-mas-jogou-o-projeto-fora/52991 )


  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: