segunda-feira, 2 de novembro de 2015

BRUNO VAI CORRIGIR A TUA POSTURA EM TEMPO REAL

Em http://informacao.canalsuperior.pt/noticia/20227

Bruno Ribeiro, mestre em Engenheira Biomédica pela Universidade Nova de Lisboa, venceu o Fraunhofer Challenge, na categoria de mestrado, com um projeto para a correção postural. A Fraunhofer Portugal distinguiu os melhores projetos científicos do país na última quarta-feira. 

POR

«Passamos grande parte dos nossos dias sentados. Nem sempre adotamos a postura mais correta, o que a longo prazo tem efeitos negativos para a nossa saúde», constata Bruno Ribeiro, mestre em Engenheira Biomédica pela Universidade Nova de Lisboa, ao Canal Superior. 

Evitar este cenário através da tecnologia é o objetivo do SYPEC, um sistema que permite avaliar e corrigir a postura em tempo real. O papel de Bruno Ribeiro foi conferir «inteligência» a este sistema. Como? Através de algoritmos. Algoritmos que lhe valeram o primeiro prémio da sexta edição do Fraunhofer Challenge, na categoria de teses de mestrado. 

O projeto SYPEC resulta de uma parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a empresa NGNS - Ingenious Solutions, onde Bruno Ribeiro trabalha hoje para dar continuação à investigação académica, que apresentou em novembro do ano passado. 

Em termos práticos, explica Bruno, a tecnologia pretende que adotes uma «melhor postura» de forma «subconsciente». 

Para isso, as bolsas de ar acopladas à cadeira - o sistema SYPEC - adequam-se «suavemente» às costas do utilizador. As «bolsas de ar tanto nas costas [da cadeira] como no assento» permitem adquirir «valores relativos à pressão feita pelo utilizador quando está sentado e, assim, modificar a quantidade de ar dentro das bolsas para realizar a correção» da postura, acrescenta o jovem de 24 anos. 

Para já, foram desenvolvidos três protótipos do SYPEC, faltando agora... ( continua em http://informacao.canalsuperior.pt/noticia/20227 )


Além da tese de Bruno Ribeiro, outros cinco projetos científicos nacionais foram distinguidos, na passada quarta-feira, pela Fraunhofer Portugal:

Mestrado

1º Lugar - Bruno Ribeiro (Nova de Lisboa) «SYPEC: Development of New Algorithms of Postural Classification and Correction»
2º Lugar - Diana Batista (U.Lisboa) «Pervasive ECG monitoring and analysis: a cloud computing approach for user-centered healthcare»
3º Lugar - João Felício (U.Lisboa) «Wideband Body-Implantable Antenna for Short-Range High Data Rate Communication»

Doutoramento

1º Lugar - Sérgio Lopes (U.Aveiro) «Bringing low-cost centimeter-level indoor positioning to conventional smartphones»
2º Lugar - Mário Vairinhos (U.Aveiro) «ATA - Adaptable Tangible Artifacts in Home Environment»
3º Lugar - Hoang Van Xiem (U.Lisboa) - «A Novel Scalable Video Coding Solution Combining the Predictive and Distributed Paradigms»

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: