terça-feira, 10 de novembro de 2015

Com realidade virtual, jogo recria experiência de vítima do 11 de setembro

Por Leonardo Pereira - em 05/11/2015 às 09h19

08:46
(Foto: Divulgação)

Um dos acontecimentos de maior impacto global da geração atual foi o ataque às Torres Gêmeas ocorrido em 11 de setembro de 2001. E um jogo lançado neste ano recria a experiência de terror que as pessoas afetadas tiveram - tudo em primeira pessoa, com a ajuda de um óculos de realidade virtual.

O jogo se chama 08:46, que foi o horário exato em que o primeiro avião atingiu o World Trade Center, em Nova York. O personagem está no 101º andar da Torre Norte, fazendo seu trabalho, quando sente o impacto no prédio (o primeiro a ser atingido).

O posicionamento é importante porque entrega o final trágico da história. Quem estava dali para cima não tinha como se salvar, uma vez que as escadas estavam bloqueadas. Em entrevista ao Business Insider, o diretor criativo Anthony Krafft adiantou que o jogo "acaba com um apagamento lento representando sufocamento ou com o salto do jogador [pela janela]".

Por mais macabro que isso tudo soe, a ideia aqui não é comercializar o sentimento do 11 de setembro. Krafft explicou que 08:46 é um projeto da escola francesa ENJMIN que não tem ambições comerciais e foi criado para lembrar que, para as vítimas, aquele era só mais um dia comum de trabalho. "Era essencial que fôssemos precisos, uma vez que jamais poderíamos ser obscenos ou sensacionalistas por respeito às vítimas".
Quem tem um Oculus Rift a partir da versão DK2 pode baixar a aplicação neste link. Além do trailer acima, que mostra a introdução de 08:46, neste vídeo aqui (que não permite incorporação) é possível... ( continua em http://olhardigital.uol.com.br/noticia/com-realidade-virtual-jogo-recria-experiencia-de-vitima-do-11-de-setembro/52737 )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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