quarta-feira, 11 de março de 2015

Cérebro sabe distinguir realidade do mundo virtual

por LUSA09 março 2015Comentar

A Oculus Rift é uma das tecnologias que usa a realidade virtual como forma de entretenimento. Fotografia © REUTERS/Rick Wilking








A Oculus Rift é uma das tecnologias que usa a realidade virtual como forma de entretenimento.

Apesar de responder da mesma forma e poder chegar a sentir "uma intensidade similar" à do mundo real, o cérebro sabe quando está numa realidade virtual, mostra estudo.

O cérebro responde da mesma forma num ambiente de realidade virtual e no mundo real, apesar de perceber que está numa realidade distinta, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Estas conclusões foram explicadas segunda-feira à agência de notícias espanhola EFE por Luís Martínez, neurobiólogo do Centro Superior de Investigações Científicas (CSIC - Espanha), após finalizar a análise de uma experiência com ratos que mudouas conclusões sobre os efeitos da realidade virtual na perceção biológica.

Até há alguns meses, os especialistas pensavam que o impacto da experiência virtual era exatamente o mesmo que o da realidade e que as pessoas atuavam da mesma maneira nos dois casos. No entanto, segundo Martínez, a experiência levada a cabo recentemente por Mayank Mehta, na Universidade de Los Angeles (Estados Unidos), possibilitou uma nova abordagem.

Esta experiência foi realizada com ratos de laboratório para comparar o seu comportamento ao percorrer por dois labirintos idênticos, um natural e outro virtual. Os resultados evidenciaram que a atividade no hipocampo dos ratos - a parte do cérebro que controla a memória - variou durante a experiência, já que os ratos criaram mapas cognitivos para correr o labirinto real, mas no labirinto virtual estes campos não existiram.

"É muito interessante, porque os animais perceberam que não estavam num ambiente natural e, portanto, as suas células cerebrais que codificavam o mapa cognitivo espacial passaram a codificar o tempo de navegação, como se a única variável relevante no ambiente virtual fosse o tempo empregado e não o espaço a percorrer", disse Martínez.

Este foi o primeiro artigo científico que demonstra uma diferença de comportamento entre um ambiente virtual e um natural, mas Martínez acrescentou que ainda é cedo para conhecer qual é o mecanismo pelo qual o cérebro consegue distinguir as duas realidades.

Sobre as sensações provocadas num indivíduo, Martínez assegurou que se pode chegar a sentir com uma "intensidade similar" à experimentada no mundo real, mas em todo o momento os sujeitos estão "conscientes de que vivem numa realidade virtual".

O especialista do CSIC assegurou que, dentro de alguns anos, os dispositivos da realidade virtual terão uma evolução que proporcionará... (continua em http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4443179 )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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