quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Deslizes e gafes nas campanhas

FIASCOS DE MARKETING 13/02/2015

Embora a internet propague rapidamente os deslizes e gafes publicitárias, não é só no meio online que surgem os fiascos de marketing. Esta semana, a campanha da Skol foi acusada de apologia ao estupro. As peças continham frases como "Topo antes de saber a pergunta" e "Esqueci o 'não' em casa".

A última, particularmente, chamou a atenção da publicitária Pri Ferrari e da jornalista Mila Alves. Inconformadas com as frases, as duas fizeram uma intervenção em um dos outdoors da campanha da Skol em um ponto de ônibus da capital paulista. Usando fita isolante, elas completaram "Esqueci o 'não' em casa" com a frase "E trouxe o 'nunca'".


Segundo a Skol, as frases serão substituídas por mensagens mais "claras e positivas". A empresa ressalta ainda que repudia todo e qualquer ato de violência.


"As peças em questão fazem parte da nossa campanha 'Viva RedONdo', que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio. E, por respeito à diversidade de opiniões, substituiremos as frases atuais por mensagens mais claras e positivas. Agradecemos a todos os comentários", afirma a nota da Skol.


Outro caso foi divulgado pelo próprio Governo Federal. A peça da campanha "Bebeu, perdeu" divulgada pelo Ministério da Justiça mostra duas jovens segurando o celular e rindo de outra garota.


A mensagem diz: "Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo". A publicação teve mais de mil compartilhamentos, duas mil curtidas e centenas de críticas. A foto ficou disponível na web por cerca de três horas e retirada do ar após ... (continua em http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2015/02/13/noticiasjornaleconomia,3392548/deslizes-e-gafes-nas-campanhas.shtml )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: