quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Campanhas Publicitárias: Cuidado com os excessos


INTERAÇÃO 13/02/2015

Apesar do sucesso da interação de marcas com o público através das mídias sociais, é preciso ter cuidado com as 'gracinhas' que podem manchar a imagem de uma empresa




DIVULGAÇÃO
Imagens do músico Chico Buarque e das atrizes Drica Moraes e Marjorie Estiano utilizadas indevidamente em anúncio do Teresina Shopping


Estar em sintonia com o consumidor é medida perfeita para o sucesso de uma marca e a internet tem sido o meio ideal encontrado pelas empresas para estreitar a relação com consumidores. Para isso, os publicitários têm utilizado cada vez mais as mídias sociais de uma forma irreverente e contextualizada com os assuntos atuais

Nas últimas semanas, o uso de imagem envolvendo o Teresina Shopping (PI) levantou discussões sobre até que ponto vale a pena utilizar artifícios como "memes" e outras piadas com o intuito de aproximar-se do público nas mídias sociais.


A polêmica se deu após a utilização (não autorizada) da imagem de Chico Buarque. A foto foi aplicada para satirizar o clima de Teresina. Além de Chico Buarque, as atrizes Marjorie Estiano e Drica Moraes também tiveram suas imagens usadas de forma indevida pelo mesmo shopping.


A 12º Vara Cível do Rio de Janeiro determinou que o Teresina Shopping retire da página qualquer imagem do músico, que entrou com uma ação na justiça contra o estabelecimento. Caso haja descumprimento, o shopping terá que pagar multa diária de R$ 30 mil.


As duas atrizes também acionaram seus advogados. No entanto, a assessoria do shopping afirma não ter recebido nenhuma notificação até o momento.


Cuidados

Luiz Santos, publicitário e diretor da LS Estratégia, ressalta o perigo do uso de táticas como essa. "Sempre 'pega mal', porque acaba parecendo uma coisa oportunista ou desinformada", comenta.

 

"O uso pode ter sido feito com a noção dos riscos e do que poderia acontecer, mas talvez não tenha se imaginado que geraria toda essa polêmica por estar em um mercado distante. Esqueceram que com a internet não existe mais fronteira", explica Luiz.


Luiz destaca ainda a importância do senso de oportunidade no meio publicitário, mas com responsabilidade. "Você brincar com o calor de Teresina, é natural que renda um resultado bacana porque é um fato. Usar dessa forma é que é desastroso", analisa.


Segundo o advogado especialista em propriedade intelectual, entretenimento e direito da comunicação Roberto Reial Linhares, o direito de imagem é considerado um dos mais importantes. "O artista vive da sua imagem, então principalmente para ele, tem que pedir autorização, porque ele é formador de opinião", comenta.


Outros casos

Além da ocorrência do Teresina Shopping, a internet também foi palco para outras gafes por parte de algumas marcas. Uma delas foi cometida pela empresa Ponto Frio, que também se utilizou de propriedades autorais sem autorização no twitter da marca. 

 

Na página, tweets promocionais e hashtags faziam referência ao programa global Sai de Baixo, que estava sendo exibido no canal Viva em 2013. Segundo o publicitário da agência Bolero Comunicação e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro CE), André Mota, na internet as pessoas se sentem à vontade para usar gratuitamente a imagem ou marca de outras pessoas.


"No caso específico do shopping, ele está vendendo um atributo. Aí passa a ser um anúncio. E para isso é necessária a devida autorização", explica André Mota. De acordo com o Conselho Nacional de ... (continua em http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2015/02/13/noticiasjornaleconomia,3392547/cuidados-com-excessos.shtml )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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