quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Capa da 'Newsweek' sobre sexismo é acusada de... sexismo

29/01/2015 10h48 - Atualizado em 29/01/2015 18h51
Da BBC

Capa foi considerada por internautas como sendo 'desrespeitosa' e 'horrível' (Foto: Newsweek)Capa foi considerada por internautas como sendo 'desrespeitosa' e 'horrível' (Foto: Newsweek)

A mais recente edição da revista semanal americana Newsweek traz uma reportagem de capa sobre sexismo e a escassa presença de mulheres na indústria de tecnologia do Vale do Silício.

Mas a ilustração da capa da edição - uma imagem provocativa de uma mulher sem rosto e com um cursor de mouse levantando a sua saia - está despertando um acirrado debate nas redes sociais.

Para muitos, a capa, que ilustra a reportagem intitulada O que o Vale do Silício Pensa sobre Mulheres, acabou por reforçar estereótipos e sexismo em vez de lançar luz sobre o problema.

Entre os que condenaram a obra estão a escritora americana Goldie Taylor, que afirmou em um tuíte: "Eu trabalhei no Vale do Silício. O sexismo é real. Sua capa é horrível."

Para a pastora religiosa e pesquisadora Will Gafney, a capa é "desrespeitosa" e "definitivamente recomenda não ler a reportagem".

Alguns aproveitaram para criticar a suposta perda de relevância da Newsweek, que já foi uma das revistas com maior circulação nos Estados Unidos, mas hoje em dia, segundo dados de 2014 do instituto Alliance for Audited Media, que mede a audiência e circulação de órgãos de mídia, não consta sequer entre as 25 publicações de maior circulação.

O jornalista e colaborador do New York Times e da MSNBC Josh Barro afirmou: "Pessoal, parem de surtar sobre a capa da Newsweek. A Newsweek não existe mais".

Mas a edição não chegou a ser uma unanimidade negativa, mesmo entre as mulheres. A especialista em mídias sociais Margarita Noriega acredita que a ilustração representa uma mulher "se tornando um objeto, absolutamente fora do seu próprio controle".

Além de ter gerado debate nas redes sociais, a ilustração e a reportagem foram... (continua em http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/01/capa-da-newsweek-sobre-sexismo-e-acusada-de-sexismo.html )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: