Responsáveis pelo Cepheus Poker Project dizem que a experiência de uma vida não chegaria para vencer este adversário.
Em declarações à revista Science, os autores do software, desenvolvido na Universidade de Alberta, no Canadá, são peremptórios: o programa "não pode ser vencido" por ninguém, ainda que a mesma pessoa tivesse jogado poker durante "toda uma vida humana". Isto porque, de acordo com a equipa responsável pelo Cepheus Poker Project, o adversário virtual foi configurado para aprender com os seus próprios erros e memorizar todas as situações em que as suas jogadas não terão sido bem-sucedidas, de forma a proceder de um modo diferente no futuro.
Acrescente-se a isso o facto de, ao longo de dois meses inteiros, este software ter simulado jogos de poker contra si próprio, num total de mais de um bilião de partidas com situações e variáveis diferentes entre si, à medida que ia absorvendo informação sobre cada uma delas. O resultado é um programa que conhece todas as situações possíveis de um jogo e - mais do que isso - sabe como reagir a cada uma delas do modo mais eficaz. "De certa forma, não é muito surpreendente que [o Cepheus] tenha desenvolvido a estratégia perfeita", garante Michael Bowling, membro da equipa por detrás do projecto, depois de relatar estes dados.
Apesar da frieza dos números, os autores do programa deixam o convite para que todos interajam com a plataforma. Através do website do Cepheus Poker Project, os mais aficionados pelo jogo já podem consultar, testar e desafiar este adversário virtual. Questionado sobre as reacções que este software poderá gerar junto dos admiradores de poker, Bowling recorreu ao humor: "Teremos que ver quantos emails de ódio vou receber".
Tal como outros media já salientaram, este é apenas mais um caso em que a inteligência artificial terá conseguido ultrapassar as capacidades humanas em jogos de estratégia. Um dos exemplos mais notáveis desta situação foi a polémica derrota, em 1997, do campeão mundial de xadrez, o russo... (continua em http://pt.blastingnews.com/tecnologia/2015/01/cientistas-desenvolvem-jogador-virtual-de-poker-que-e-invencivel-00227505.html )- DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
- LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: https://agbook.com.br/book/175936--MAIS_UMA_LACONICA_VIAGEM_NO_TEMPO_E_NO_ESPACO
- CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437
Nenhum comentário:
Postar um comentário