O carioca Artur Ávila é o primeiro brasileiro a receber a medalha Fields, considerada o "Nobel" da matemática. Ávila, que era tido como um dos favoritos desde a edição anterior da premiação, levou neste ano a láurea concedida pela União Internacional de Matemática.
Confira a entrevista de Ávila ao Terra no especial sobre as olimpíadas escolares
O carioca fez o mestrado logo após terminar o ensino médio. Aos 18 anos, começou o doutorado, aos 22, o pós-doutorado. Como o Ministério da Educação (MEC) exige a graduação para conceder os títulos de mestre e doutor, ele fez a graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao mesmo tempo que o mestrado.
Em entrevista anterior ao Terra, Ávila diz não se considerar um gênio. O segredo, segundo ele, está em fazer o que se gosta. "Eu vou conhecendo tão bem os problemas, que me sinto muito motivado em resolver aquilo que não consigo entender, em quebrar essa barreira. Eu acho isso muito importante, estar motivado. Acho que é isso que faz a gente se dar bem no trabalho, a ter reconhecimento e até ganhar prêmios. Se você não se interessar realmente pelos objetos com os quais trabalha, não vai a lugar algum", completa.
A medalha Fields é concedida a cada quatro anos a quatro matemáticos com contribuições reconhecidas à área. Como não existe um Nobel de matemática, o prêmio é considerado o mais importante para esse campo da ciência. A presidente... ( continua emhttp://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/brasil-ganha-pela-primeira-vez-o-nobel-da-matematica,211c222a3ebc7410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html )
Pela primeira vez, brasileiro ganha maior prêmio da Matemática
Aos 35 anos, Artur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, recebe a Medalha Fields
© DIVULGAÇÃO
O brasileiro, que tem 35 anos e passa metade do ano aqui e metade na França, dividiu a medalha com outros três pesquisadores: o canadense-americano Manjul Bhargava, da Universidade Princeton (Estados Unidos), teórico dos números; o austríaco Martin Hairer, da Universidade Warwick (Reino Unido), especialista em equações diferenciais parciais; e a iraniana Maryam Mirzakhani, da Universidade Stanford (Estados Unidos), primeira mulher a receber a medalha, que estuda a geometria do espaço de moduli, uma forma especial de geometria.
© DIBULGAÇÃO / IMU
A medalha Fields traz na frente (esq.) a efígie de Arquimedes e seu nome em grego. No verso (dir.), há a frase em latim "Matemáticos de todo o mundo reunidos prestam homenagem por obras notáveis"
Apontado há alguns anos como forte candidato a ganhar a Medalha Fields, Avila trabalha em diversas áreas da matemática, como teoria de sistemas dinâmicos. O pesquisador brasileiro também é conhecido por sua engenhosidade em resolver problemas que afligem os matemáticos há tempos. Seu trabalho tem sido feito em parceira com cerca de 30 matemáticos do Brasil e do mundo.
Criada em 1936 , a Medalha Fields é concedida a cada quatro anos para no mínimo dois e no máximo quatro matemáticos. Os ganhadores devem ter menos de 40 anos no início do ano em que recebem o prêmio. Cada vencedor recebe também recebe uma soma em dinheiro equivalente a... ( continua em http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/08/12/pela-primeira-vez-brasileiro-ganha-maior-premio-da-matematica/ )- DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
- DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
- LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais [ebook]. / César Gonçalves Larcen - 2. Ed. - Canoas: César Gonçalves Larcen Editor, 2014. 102 p. ebook.: il. COMPRE AQUI: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7245978
- CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437
Nenhum comentário:
Postar um comentário