segunda-feira, 18 de agosto de 2014

8 coisas que você não sabia que seu Android podia fazer


Em http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2014/08/8-coisas-que-voce-nao-sabia-que-seu-android-podia-fazer.html

  (Foto: flickr/creative commons/ etnyk)

Usuários de Android, uni-vos: apesar de ser o iPhone o primeiro grande responsável pela revolução dos smartphones, o Android domina o mercado de celulares inteligente no mundo. Estima-se que 65% dos usuários possuem o sistema do robozinho. E apesar de aparelhos Android serem bastante diversos - não só por causa das inúmeras versões do sistema, frequentemente não atualizáveis, mas por causa da variedade de aparelhos, também - a gente separou uma lista de coisas que a maioria dos usuários de Android não sabe que seu celular é capaz de fazer.

É claro que muitas funções dentre as que tão aqui embaixo dependem de quão moderno é seu aparelho. Mas algumas valem pra todos os Androids, também. Dá uma olhada e vê o que se aplica pro seu:

Compartilhar coisas encostando um telefone no outro

Digite mais rápido com o Swype

Desbloquear a tela principal com o seu rosto

Silencie o telefone ou printe e a tela com gestos manuais

Acessar abas abertas no seu desktop

Faça um filme usando suas fotos e vídeos

Mantenha a tela ligada enquanto você olhar pra ela (mas só vale pra Samsung)

Desbloquear o celular usando seu Bilhete Único



Compartilhar coisas encostando um telefone no outro

A tecnologia Near Field Communication - a mesma do seu bilhete único/cartão para ônibus, por exemplo - já vem embutida em boa parte dos celulares modernos. O principal atrativo dela é possibilitar o serviço de carteira eletrônica, ou seja, pagar coisas usando o celular. Mas enquanto a moda dos pagamentos não chega ao Brasil, você pode ativar o Android Beam pra compartilhar dados - contatos, fotos, vídeos e músicas - apenas encostrando um telefone no outro.

Os dois aparelhos precisam ter NFC e estar com o Android Beam ativado pra brincadeira funcionar. Para isso, vá em Configurações > Mais > e ative o NFC (Android Beam). Daí, basta abrir o conteúdo que você quer compartilhar e encostar seu celular no celular do amiguinho pra ver a mágica acontecer.

(Dica: desligue o NFC quando não estiver usando pra economizar bateria)

Digite mais rápido com o Swype

A tecnologia Swype não é conhecida por todo mundo que tem Android, mas uma vez que você começa a usá-la, fica difícil voltar atrás. Além de digitar no seu teclado do jeito tradicional, você também pode deslizar o dedo de letra a letra pra formar uma palavra. Parece esquisito se você nunca tentou, mas faça o teste e você vai ver que, além de intuitivo, o método acelera a velocidade com que você escreve no celular e, além disso, torna muito mais fácil a digitação com uma mão só (especialmente se a tela do seu celular é grande demais pra sua mão)

Desbloquear a tela principal com o seu rosto

Você usa uma senha pra desbloquear a tela do Android? Então está perdendo a oportunidade do celular reconhecer seu rosto e desbloquear só porque ele sabe que é você na frente dele. Pra ativar essa função, acesse Configurações > Segurança e Bloqueio de tela, e aí escolha 'Desbloqueio facial' e siga as configurações. Ative a função 'Verificação de presença viva' pra evitar que alguém desbloqueie o celular com uma foto sua (nesse modo, é preciso piscar pra desbloquear o aparelho).

Silencie o telefone ou printe e a tela com gestos manuais

Em configurações, acesse a opção 'movimento de palma' e habilite as funções desse tipo. Daí, quando o celular tocar em um momento inoportuno, você poderá silencia-lo simplesmente colocando a mão sobre a tela ou dar um print deslizando a palma da mão por cima da tela.

Acessar abas abertas no seu desktop

Basta usar o Google Chrome logado na sua conta do Google em todos os dispositivos. Abra o navegador no smartphone e, no menu, acesse a opção 'outros dispositivos' pra ver as abas que estão abertas no seu desktop e... ( continua em http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2014/08/8-coisas-que-voce-nao-sabia-que-seu-android-podia-fazer.html )




  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


Nenhum comentário: