sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MEC amplia história mundial em novo currículo

A disciplina de história recebeu uma série de críticas por ignorar alguns pontos de conhecimento geral, para inovar em história indígena e africana

17 fev., 2016

Na última terça-feira, 16, o Ministério de Educação (MEC) divulgou as diretrizes de revisão da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, que vai estabelecer os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes devem aprender na educação básica.

Leia mais: Escola ou linha de produção? 

Após considerar relatórios de um grupo de professores e pesquisadores convidados para atuar como revisores técnicos, o MEC resolveu mudar algumas coisas em relação à disciplina de história. A disciplina recebeu uma série de críticas por ignorar alguns pontos de conhecimento geral, para inovar em história indígena e africana.

O MEC, então, resolveu ampliar a parte de história mundial, sem deixar de incluir, mesmo que em menor parcela, a parte africana e indígena. Outras áreas do conhecimento também sofrerão alterações.

Além disso, o MEC definiu que precisa ser mais claro em relação aos princípios do documento. Uma melhor articulação entre as etapas de escolarização e a importância de evidenciar progressão dos conhecimentos a cada ano e etapa também aparecem para revisão.

O documento, que está sendo feito desde o ano passado, deve ser encaminhado até o meio do ano para o Conselho Nacional de Educação. Desde que abriu consulta popular pela internet, o governo recebeu mais de 10 milhões de contribuições pelo site da Base Nacional Comum Curricular. Segundo o MEC, uma segunda versão seguirá para debates nas Secretarias de Estado. Só a partir disso haverá uma terceira e... ( continua em http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/mec-amplia-historia-mundial-na-bncc/ )

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