sexta-feira, 4 de setembro de 2015

ENSINO MÉDIO

(...) Na sua conferência, cujo tema foi "Ética e qualidade da gestão pública", Renato Janine Ribeiro afirmou que o excesso de disciplinas no ensino médio provoca problemas de logística e aprendizado, sugerindo uma articulação entre áreas do conhecimento fomentada pela escola.

"Há especialistas que defendem a redução do número de disciplinas no ensino médio, mas não adianta reduzir, por exemplo, de 13 para nove se as disciplinas representarem nove formas desarticuladas de ver o mundo", afirmou o ministro.

Janine criticou propostas para que o governo federal assuma a responsabilidade pela educação básica, um projeto que seria "burocrático, centralizador, autoritário e ineficiente".

De acordo com o ministro, o Poder Executivo deve cooperar com Estados e municípios e há várias iniciativas do MEC sendo desenvolvidas nessa direção, como a criação de uma certificação federal voltada a diretores de escola, anunciada ontem secretário de educação básica do MEC Manuel Palácios.

Em sua fala, Janine fez também referência ao bom desempenho dos alunos brasileiros na última edição do World Skills, a maior competição de educação profissional do mundo. Com apenas 10% dos alunos do ensino superior na formação técnica, o país ficou em primeiro lugar, à frente de países como Alemanha e Finlândia, onde esse índice gira em torno de 50%.

Para Janine Ribeiro, a grande ambição do país é promover a igualdade de oportunidades para o ensino. "Isso é incontestável em países de primeiro mundo, mas aqui fala-se de comunismo sem saber o que esse termo significa. Trata-se simplesmente de um dever ético."

Com a universalização da educação básica, um dos desafios principais agora, segundo o ministro, é melhorar a qualidade do ensino. "E isso passa pela melhora da gestão escolar e pela valorização dos professores; o equívoco é achar que uma se sobrepõe à outra ou que elas se excluem mutuamente",... ( continua em http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/governo-decide-congelar-programa-ciencias-sem-fronteiras-1.344423 )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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