sexta-feira, 25 de abril de 2014

Igreja foi a principal ajuda dos “retornados” no Minho

Em http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=77712

Braga
  • 2014-04-23

A maioria dos "retornados" de África que chegou ao Minho nos anos 70 pode estar grata, essencialmente, à Igreja. O Seminário de Braga chegou a receber em simultâneo 590 cidadãos em 150 quartos, sobretudo portugueses e vindos de Angola. Quem o diz é Susana Vieira, na sua tese de mestrado na Universidade do Minho, intitulada "Vindos de África: 'Retornados' e 'Desalojados' em Braga (1974-77)".
 
Trata-se da primeira tese do género em Portugal, fazendo um retrato histórico e estatístico no país e depois centrando-se em Braga. "Os estudos nesta área são mais abordados pela sociologia, antropologia e literatura, em aspetos como identidade, integração e saudosismo", justifica Susana Vieira. Mais de meio milhão de cidadãos migrou após o 25 de Abril de 1974, deixando os haveres em África face à incerteza política, às guerras civis e à situação dos antigos colonos.
 
Terá sido o cónego Eduardo Melo a mover influências para acolher os "retornados" na capital do Minho, pois os restantes 27 alojamentos temporários e unidades hoteleiras locais foram insuficientes. A cadeia da cidade também acolheu 50 pessoas, em particular mestiços, negros e de Moçambique. A consciência de que a ponte aérea das ex-colónias atingiria níveis desproporcionais levou um grupo de cidadãos a criar a Comissão Distrital de Braga dos Retornados do Ultramar. A nível estatal também existiu o Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN). Mas a principal tábua de salvação foi a Igreja. O Seminário de Santiago assumiu esse papel até janeiro de 1981. Os pequenos quartos eram uma verdadeira casa: aí se dormia, cozinhava, comia e convivia. Os ocupantes tornaram-se "quase donos" do espaço, com regras e ritmos próprios.
 
Estes cidadãos foram discriminados na sua (re)integração pelos bracarenses, afirma Susana Vieira: "Houve conflitos regulares porque se temia que viessem 'roubar' empregos e habitações. Além disso, muitos deles foram rejeitados pela própria família, que não tinha condições para os receber, basta pensar que boa parte das aldeias do distrito nem eletricidade tinha". Porém, alguns viram com bons olhos a vinda dessa gente pela abertura de novos horizontes. "É notável o acolhimento da Igreja no contexto ultraconservador, assumir esta causa mostrava o fracasso do processo revolucionário", frisa a investigadora. Até os hotéis do Bom Jesus recusaram "retornados". Parte deles foi para Esposende, que tem boa rede hoteleira. Curiosamente, os alojados na cadeia não eram vistos como ameaça. A partir de 1980-81 a maioria dos "retornados" refez a vida e os laços de amizade então construídos ainda perduram em encontros semestrais.
 
Susana Vieira nasceu em Braga há 26 anos e fez a licenciatura e o mestrado em História pela UMinho. Prepara o projeto de... ( continua em  http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=77712 )





  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.

Artigo 2014. CALLONI, Humberto. LARCEN, César.
O artigo FROM MODERN CHESS TO LIQUID GAMES: AN APPROACH BASED ON THE CULTURAL STUDIES FIELD TO STUDY THE MODERN AND THE POST-MODERN EDUCATION ON PUNCTUAL ELEMENTS pode ser acessado pelo endereço:  http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437

Nenhum comentário: