domingo, 16 de junho de 2013

Professores da Universidade Federal do Acre deverão ter doutorado

Em http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/05/professores-da-universidade-federal-do-acre-deverao-ter-doutorado.html

17/05/2013 11h04 - Atualizado em 22/05/2013 11h31

Governo publicou MP que exige doutorado para professores federais.
72% das vagas do último concurso serão ocupadas por mestres e doutores.

  •  
Na 2ª chamada, quase 70% das vagas da Ufac ainda estão disponíveis (Foto: Caio Fulgêncio/G1)
Atualmente, Ufac possui 213 professores doutores,
255 mestres, 87 especialistas e 109 graduados
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)

A pró-reitora de Graduação em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Aline Nicolli, comentou sobre a exigência do título de doutor nas instituições federais em todo o Brasil, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (15). Aline conta que a Ufac possui 213 professores doutores, 255 mestres, 87 especialistas e 109 graduados

A pró-reitora diz que com a sanção da MP 164, o fato de se exigir doutorado ou graduação não significa necessariamente que todos os candidatos vão possuir as referidas qualificações.

Ela  destaca que a universidade possui quantidade de professores suficiente para atender os 43 cursos oferecidos nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul . E ressalta a abertura de vagas para processos seletivos que devem abranger outras três cidades acreanas ainda este ano.

"Especialmente se considerarmos que nesta quarta-feira (15) nós publicamos o resultado final de um concurso público que vai contratar mais 74 professores para a instituição. Esse número de professores que temos hoje, vai aumentar a partir do próximo mês. Estamos com inscrições abertas para a formação de professores de matemática, que vai atender, além de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, também Tarauacá e Brasiléia. Temos também o processo seletivo aberto para ciências biológicas em Xapuri e para uma turma de Pedagogia naquele município", comenta.

Aline ressalta que o edital do processo seletivo está disponível no site da instituição para os interessados. "São 400 vagas para matemática divididas em oito turmas, sendo quatro turmas em Rio Branco, duas em Cruzeiro do Sul, uma em Tarauacá e uma em Brasiléia. São 100 vagas em Xapuri, sendo 50 para o curso de pedagogia e 50 para ciências biológicas", afirma.

Segundo ela, apesar da lei ter sido alterada em dezembro, muitas universidades fizeram seus concursos exigindo a titulação de graduação dos candidatos. Aline Nicolli destaca que o último concurso promovido pela Ufac na vigência da lei 12.772, por exemplo, resultou em 72% das 74 vagas a serem ocupadas por mestres e... ( continua em http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/05/professores-da-universidade-federal-do-acre-deverao-ter-doutorado.html )

Nenhum comentário: