São Paulo – Pesquisadores chineses declararam que o supercomputador Tianhe-2, que ainda está em fase de testes, atingiu uma velocidade de 30,6 petaflops.
O desempenho impressiona por dois motivos. Primeiro porque coloca o equipamento chinês na liderança e vanguarda da supercomputação.
O segundo motivo é porque o Tianhe-2 tem quase o dobro da velocidade do Titan, o supercomputador americano que detém o título de mais rápido do mundo pelo engenheiros e pesquisadores do Top500.
Se a velocidade for confirmada, a China será a líder da supercomputação mundial na próxima lista do Top 500. Um feito e tanto para o país, já que a comunidade cientifica chinesa começou o desenvolvimento de supercomputadores há poucos anos.
Teste – O Tianhe-2 está sendo testado e montado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Quando estiver pronto, provavelmente no final deste ano, o equipamento seguirá para o Centro Nacional de Supercomputação, em Guangzhou.
A máquina será usada em pesquisas acadêmicas e pelas Forças Armadas do país. Quando estiver pronta, a China prevê que ela consiga alcançar a velocidade de 100 petaflops por segundo. Mas não vai parar por aí.
O Tianhe-2 poderá ficar ainda mais rápido. Os engenheiros chineses o projetaram para receber upgrades. A expectativa é que em 2018, ele alcance 1000 petaflops de... ( continua em http://info.abril.com.br/noticias/ti/china-bate-recorde-na-supercomputacao-08062013-23.shl )
Nenhum comentário:
Postar um comentário