por Tatyane Mendes* / Paula Ferreira
MÉDIAS PONDERADAS PRADONIZADAS
Apesar de as médias poderem ser utilizadas como referência, há uma grande variação na remuneração, levando em consideração não somente a rede de ensino, mas também o estado. Os valores são uma média ponderada padronizada para jornadas de trabalho de 40 horas semanais e não refletem o valor bruto.
Nas instituições federais, por exemplo, o estado do Amapá tem uma remuneração média de R$ 9,9 mil e o Acre, de R$ 5,5 mil, sendo que a média nacional é R$ 7,7 mil. Seguindo o mesmo critério, nas escolas estaduais, o estado do Mato Grosso paga cerca de R$ 1,9 mil, enquanto o Pará apresenta remuneração média de R$ 10 mil. O Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, solicitou que os dados referentes à região não fossem divulgados, alegando um erro na contabilização da carga horária.
O próprio Inep reconheceu a disparidade salarial entre os estados. Em um comunicado, o Instituto informa que "apesar das redes de ensino serem distintas, há casos de estados em que os professores fazem 20 horas semanais e, mesmo assim, têm remuneração maior que professores com carga de 40 horas semanais."
Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, a média do Inep não reflete a realidade do país.
— A média é um indicador complicado, pois pega os extremos e acaba gerando uma informação que não é para todos. O valor médio de R$ 4,2 mil não é a realidade da maioria dos professores brasileiros. Boa parte tem salário bem abaixo disso.
Atualmente, o piso salarial dos professores da educação básica é de R$ 2.298,80. A valorização do professor está prevista como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo o documento, até 2020, os profissionais das redes públicas da educação básica devem ter o mesmo rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. O Observatório do PNE aponta, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, que atualmente o rendimento médio dos professores representa apenas 52,5% do salário dos demais profissionais com mesma... ( continua em https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/professores-da-educacao-basica-ganham-em-media-42-mil-21502612 )
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Artigo 2014. From modern chess to liquid games. CALLONI, Humberto. LARCEN, César G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. In: CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014. | |
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