sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Como elevar a segurança dos dados nos dispositivos móveis?

A criação de um ambiente com gestão EMM (Enterprise Mobility Management) pode ser a resposta

Ricardo Alem *

Publicada em 16 de outubro de 2015 às 07h15


Não é segredo que a tecnologia evolui em uma velocidade cada vez maior, porém, os riscos com a segurança de dados se desenvolvem da mesma maneira. O acesso a conteúdos pessoais em dispositivos usados para o trabalho e vice-versa, é cada vez mais comum, tornando necessária uma gestão planejada para que este processo seja seguro e eficiente. Mas, nem sempre é fácil garantir segurança ao utilizar aplicativos que não tiveram o mesmo cuidado durante o desenvolvimento ou ao acessar redes públicas.

O uso de aplicativos de compartilhamento de dados pessoais ou as redes sociais no mesmo dispositivo podem comprometer a segurança do conteúdo corporativo, uma vez que constantemente são alvos de ataques.

Como resolver? Como elevar a segurança em situações corriqueiras e necessárias? Como acessar mídias sociais ou usar a rede do aeroporto para visualizar documentos importantes, por exemplo?

A criação de um ambiente com gestão EMM (Enterprise Mobility Management) pode ser a resposta. O acesso ao conteúdo pessoal é feito de maneira separada, não comprometendo as informações da empresa. Para ilustrar, imagine que o conteúdo pessoal esteja armazenado em um container e as informações corporativas em outro. Estes containers estão completamente separados e não possuem qualquer conexão entre eles. Ou seja, os dados corporativos ficam protegidos com um armazenamento diferente, enquanto o usuário acessa tranquilamente seu conteúdo pessoal ou mídias sociais. 

Este modelo de gestão também garante segurança no acesso aos dados corporativos mesmo ao utilizar uma rede pública, desde que eles estejam dentro da gestão EMM, uma vez que estão protegidos com políticas de autenticação e diversas outras ferramentas.

Outro ponto favorável é a possibilidade de saber todos os dados de acesso do conteúdo corporativo: dispositivo, localização, data, horário, qual arquivo e etc, o que pode ser muito útil em casos de aparelhos perdidos, por exemplo, pois a gestão EMM também permite a revogação do acesso e exclusão de dados de forma remota.

Com este tipo de funcionalidade, o departamento de TI não precisa se preocupar em criar novos pontos de acesso para que os profissionais obtenham as informações que necessitam toda vez que estiverem em trânsito. Uma vez que o dispositivo utilizado seja incluído na gestão EMM, toda a área de trabalho deste profissional estará disponível automaticamente com segurança, alta performance, simplicidade e adequada às políticas de governança da empresa. Desta maneira, a TI se torna mais estratégica, tornando-se mais... ( continua em http://cio.com.br/tecnologia/2015/10/16/como-elevar-a-seguranca-dos-dados-nos-dispositivos-moveis/ )

  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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