segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A melhor aluna de MBA do mundo

Em http://sol.pt/noticia/119925

A melhor aluna de MBA do mundo: 'Acho exagerado considerarem-me um exemplo'

07/12/2014 18:31:31

Marta Cunha foi considerada a melhor aluna de MBA do mundo e elogiada por conciliar o mestrado com a actividade profissional e familiar. Tem dois filhos, que pretende agora recompensar pelas ausências ao longo do último ano.

Quando subiu ao palco do Royal Institute of British Architects, em Londres, Marta Cunha apenas esperava conseguir uma das três menções honrosas. Estava de «cabeça baixa», convencida de que o prémio de estudante de MBA do ano – atribuído pelo jornal britânico The Independent e pela AMBA, a principal associação internacional de mestrados em administração de negócio – iria para um dos outros cinco finalistas. Quando disseram o seu nome, a surpresa foi total e até tiveram de a chamar para o discurso. Acabou por sair da gala, a 30 de Outubro, não só com o prémio principal (pela primeira vez atribuído a um português), mas também com os rasgados elogios de Andrew Main Wilson, o director da AMBA. Atento ao facto de a aluna do mestrado executivo da Porto Business School (PBS), de 38 anos, ser mãe de dois filhos (de seis e dois anos), considerou-a um «modelo inspirador para outras mães profissionais e trabalhadoras», destacando-a ainda como «uma força da natureza» e «guru das ideias».

«Sou uma privilegiada», conta ao SOL a aluna do ano. «Há pessoas com vidas muito mais complicadas do que a minha. Acho exagerado considerarem-me um exemplo, mas não se pode dizer que estudar e trabalhar é fácil. Quem tem filhos sabe que a nossa vida muda muito, porque as crianças nos tiram o tempo todo. São maravilhosas, mas precisam de nós». A portuense, licenciada em Gestão pela Universidade do Porto (UP), trabalha há 14 anos na Sonae (primeiro e único empregador da carreira) como gestora de inovação para a área de retalho, e confessa que só «passado uns dias» é que se apercebeu da dimensão do prémio. Quando lhe ligaram a dizer que Marcelo Rebelo de Sousa a tinha mencionado no seu comentário televisivo semanal, começou a ter uma melhor noção do mediatismo que a esperava.

Antes disso, já se tornara popular na própria empresa. Quando abandonou o palco da gala, a primeira mensagem foi dirigida ao marido – curiosamente ex-aluno da Porto Business School, também licenciado em Gestão pela UP –, mas a segunda foi dirigida à chefia. De imediato começaram a 'chover' telefonemas e mensagens da Sonae, incluindo de Belmiro Azevedo, presidente do Conselho de Administração, e de Paulo Azevedo, presidente executivo. «Foi muito carinhoso da parte deles. Ambos me enviaram mensagens a dar os parabéns pelo que tínhamos atingido, de uma forma muito pessoal. Fiquei muito sensibilizada».

Gerir o tempo

Com uma média de 18 valores quando apenas falta entregar o trabalho final, Marta Cunha revelou-se uma estudante exemplar ao longo do último ano, mas não foi apenas isso que o júri (composto por um elemento da AMBA, outro do The Independent e ainda executivos da Google e da Nike) avaliou. Na entrevista final, em Londres, surpreenderam-na com perguntas e instruções como 'fale 30 segundos sobre o que quiser', testando a capacidade de comunicação e entusiasmo da portuense. «Sou um bocado faladora e tinham de me interromper e passar à próxima pergunta. Saí de lá a pensar que não os tinha convencido, porque mantiveram sempre uma postura extremamente fechada, julgo que por estratégia», recorda.

No entanto, nada teria sido possível sem as excelentes classificações e a admiração dos colegas de turma, que a elegeram como uma de duas representantes do MBA executivo. Depois da PBS a escolher como candidata da escola, em competição com alunos de todas as instituições acreditadas pela AMBA, em 22 países, foram tidos em conta factores curriculares, profissionais e outros mais subjectivos para se chegar aos seis finalistas. A preparação para a final – Marta estudou os adversários e formas de impressionar o júri – foi mais uma tarefa a acumular numa agenda diária que lhe tirou a possibilidade de usufruir de tempos livres. Ir ao teatro ou ler algo fora do âmbito da Harvard Business Review (uma revista que é uma verdadeira bíblia para os gestores) ficou «fora de questão».

A rotina passou a ser orientada de forma a aproveitar cada segundo e manter os hábitos dos filhos, aos quais se vai voltar a dedicar de «corpo e alma» mal termine o MBA. «Tentava sair do trabalho a horas decentes, nunca depois das 19h00, para poder ir buscar os miúdos, estar com eles, dar-lhes o banho e o jantar, até se deitarem às 21h30. Depois começava a estudar até onde a resistência permitisse. Deixei de ter tempo para mim e para a vida de casal». O domingo era dedicado exclusivamente à família – «é o dia das brincadeiras, dos legos e para ir ao cinema» –, pelo menos até as crianças se deitarem.

Marta Cunha recusa a ideia de ser uma super-mulher ou a versão feminina do 'Homem Sonae' (uma cartilha para os colaboradores da empresa criada por Belmiro de Azevedo em 1985). Apenas quer que fique o exemplo de que as mulheres com filhos não se devem resignar à ideia de não ter tempo para continuar a sua formação. «Acho que o equilíbrio é fundamental e as pessoas têm de o encontrar. Pode haver períodos de pico de trabalho ou estudo, mas depois isso tem de ser compensado. Se não equilibrarmos a vida familiar e profissional e os estudos, naturalmente o nosso desempenho vai começar a piorar. Acredito muito nisto».

Embaixadora dos MBA

Foram os próprios responsáveis da Sonae a incentivar Marta Cunha a inscrever-se no MBA, apesar de terem de lhe ceder as sextas-feiras, um dia exclusivamente dedicado às aulas. «Sabiam que tinha interesse, mas a própria empresa financiou na totalidade o curso. Fazer o MBA fazia parte da minha função durante este ano, o que não significa que a exigência tenha sido diminuída. Os objectivos tinham de ser cumpridos, mas o mestrado não era um mero extra».

Durante o próximo ano, a gestora vai funcionar como espécie de embaixadora dos MBA, o que pode acarretar novas ausências do trabalho. Mas por certo a Sonae não levantará objecções, porque a mente da gestora vai continuar a fervilhar. «Uma das minhas missões é criar um ambiente seguro e confortável, para que as pessoas atirem ideias fora do alcance, que depois trazemos à terra. Costuma dizer-se que uma ideia tem de ser inicialmente absurda para haver esperança para ela», explica. A gestora lidera uma equipa de cinco pessoas que funciona como facilitador da inovação dentro do grupo Sonae e pela qual já passaram novidades como as caixas de auto-atendimento nos supermercados Continente.

Agora, Marta quer terminar o MBA «em beleza», mas não espera uma promoção imediata motivada pelo prémio internacional, até porque considera que a actual empresa sempre lhe permitiu evoluir. Acima de tudo quer... (continua em http://sol.pt/noticia/119925 )
  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.
  • CALLONI, H.; LARCEN, C. G. From modern chess to liquid games: an approach based on the cultural studies field to study the modern and the post-modern education on punctual elements. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 3, p. 1-19, 2014.
    http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437


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