sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aluno de 16 anos faz ensino médio e doutorado em matemática

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15/05/2014 -- 15h51

Com uma rotina escolar puxada, neste ano, ele ganhou mais uma medalha da Obmpe (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)

Redação Bonde

O estudante Daniel Santana Rocha, é um exemplo quando se fala em estudos. Com apenas 16 anos de idade, ele faz o ensino médio e doutorado no Impa (Instituto Nacional de Matemática Aplicada), instituição em que se graduou e fez mestrado.

Com uma rotina escolar puxada, neste ano, ele ganhou mais uma medalha da Obmpe (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Daniel começou a se dedicar nos estudos da disciplina quando tinha 11 anos. Filho de um professor de matemática, o menino frequentava um programa de aperfeiçoamento que o pai dava no Impa. Fernando Rocha, pai de Daniel, levava o filho nas aulas para que ele não ficasse sozinho em casa.

O adolescente conta que sentava perto do pai durante as aulas no Impa e ficava o observando, até que um dia um professor do curso passou um problema no quadro e ele resolveu o exercício.

A partir daí, Daniel não parou mais. Ele revela que começaram a chamá-lo para cursos de verão. Depois ingressou na iniciação científica e recentemente concluiu o mestrado. Para o estudante, o desafio agora é o doutorado no Impa que segue mantendo junto com as aulas do ensino médio.

A rápida graduação na carreira é motivo de orgulho para o pai de Daniel, que não tem mestrado nem doutorado. O aluno diz que seu pai dá aula de matemática, química e física, mas não teve a oportunidade de se graduar tanto quanto ele.

Amigos seguiram o mesmo caminho

Desde que Daniel iniciou os estudos no Impa, arrastou os amigos do Colégio Estadual Engenheiro Bernardo de Sayão, na Taquara, e Jacarepaguá (zona oeste da capital fluminense) para o mesmo caminho.

Foi o caso de João Pedro Gonçalves Ramos, 18 anos, que está acabando o Ensino Médio e já cursa o mestrado. Ele conta que fez um curso de verão e continuou.

João Pedro ainda dá algumas dicas para aqueles que não conseguem dar conta da matemática no Colégio. Ele afirma que o estudante tem que ter calma e persistência acima de tudo, além disso, ele diz que quando se está diante de um problema matemático, a chave para resolver é ter calma e não desistir, ir tentando tudo o que imagina.

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Na última quarta-feira (7), durante a premiação dos 500 medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática, na Cidade das Artes, a presidente... ( continua em http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-12--166-20140515 )




  • DOWNLOAD PARCIAL. LARCEN, César Gonçalves. Mais uma lacônica viagem no tempo e no espaço: explorando o ciberespaço e liquefazendo fronteiras entre o moderno e o pós-moderno atravessando o campo dos Estudos Culturais. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2011. 144 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. AGUIAR, Vitor Hugo Berenhauser de. As regras do Truco Cego. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2012. 58 p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LINCK, Ricardo Ramos. LORENZI, Fabiana. Clusterização: utilizando Inteligência Artificial para agrupar pessoas. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120p. il.
  • DOWNLOAD GRATUÍTO. FREE DOWNLOAD. LARCEN, César Gonçalves. Pedagogias Culturais: dos estudos de mídia tradicionais ao estudo do ciberespaço em investigações no âmbito dos Estudos Culturais e da Educação. Porto Alegre: César Gonçalves Larcen Editor, 2013. 120 p.

Artigo 2014. CALLONI, Humberto. LARCEN, César.
O artigo FROM MODERN CHESS TO LIQUID GAMES: AN APPROACH BASED ON THE CULTURAL STUDIES FIELD TO STUDY THE MODERN AND THE POST-MODERN EDUCATION ON PUNCTUAL ELEMENTS pode ser acessado pelo endereço:  http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/view/1437

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