quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Concurso do Banco do Brasil traz questão polêmica sobre Facebook

Em http://www.noticiasbr.com.br/concurso-do-banco-do-brasil-traz-questao-polemica-sobre-facebook-135329.html

No último domingo, dia 9 de fevereiro, foi realizado o primeiro concurso público do Banco do Brasil em 2014. E, logo de cara, a prova teve uma questão que causou polêmica na internet: após uma rápida introdução sobre o Facebook, a questão perguntava qual era a ordem dos botões de interação em postagens. A resposta correta é “Curtir, Comentar e Compartilhar”.

Edital

No edital do concurso, o Banco do Brasil previa o quesito “conhecimentos gerais sobre redes sociais”. Ou seja, na prática, o conteúdo da questão era válido, pois o tema estava previsto no edital de abertura do concurso. Entretanto, nas próprias redes sociais, muitos internautas passaram a questionar o mérito da pergunta.

Para diversas pessoas, incluindo aquelas que prestaram o concurso, a questão era fácil, mas não tinha validade como “conhecimento de redes sociais”.

Mudanças

Em 2012, o Banco do Brasil anunciou algumas mudanças no estilo de seus concursos públicos, informando que passaria a cobrar conteúdos novos, com diferentes abordagens a temas já cobrados anteriormente. O objetivo da instituição, com isso, era o de valorizar os candidatos que estivessem mais atualizados com dispositivos virtuais diversos.

Após a polêmica sobre a questão, o Banco do Brasil se defendeu, afirmando que a pergunta é condizente com a estratégia buscada pela instituição em seus últimos concursos públicos. O Banco do Brasil publicou uma nota declarando que o tema é atual e há vasto material sobre o assunto, que pode ser encontrado na própria internet, além de filmes, artigos e livros.

Para quem questionou a validade de se conhecer o Facebook para trabalhar como escriturário, o Banco do Brasil informou que as redes sociais permitem a obtenção de subsídios para o desenvolvimento de uma série de novos produtos e serviços, pensados para atender as demandas dos clientes.

Banca

Como já é tradição nas provas do Banco do Brasil, a banca responsável pela elaboração da prova foi a Cesgranrio. Por meio de sua assessoria, a Cesgranrio afirmou que não irá comentar a questão.

O concurso realizado no último domingo tem como objetivo selecionar futuros escriturários do Banco do Brasil em oito estados, além do Distrito Federal. Mais de 635 mil pessoas se inscreveram para o concurso. O salário inicial para escriturários no Banco do Brasil é de R$2043,36, com uma jornada de trabalho semanal de 30 horas.

Recursos

Em diversos fóruns criados no próprio Facebook, candidatos que realizaram o exame cogitaram a possibilidade de entrar com recursos contra a questão. Embora fosse uma pergunta de fácil resposta para quem está acostumado a utilizar a rede social, alguns afirmaram que não sabiam responder à pergunta porque simplesmente não prestam atenção neste detalhe. Outros disseram que o conteúdo da questão era irrelevante, pois a ordem dos botões de interação nada tem a ver com conhecimentos gerais sobre redes sociais, sendo apenas um detalhe sem importância.

Os candidatos podem... ( continua em http://www.noticiasbr.com.br/concurso-do-banco-do-brasil-traz-questao-polemica-sobre-facebook-135329.html )

Nenhum comentário: