quinta-feira, 12 de abril de 2012

Smartphones são bons para ditados

Smartphones são bons para ditados

Em http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304444604577338371392612512.html

Estou escrevendo este parágrafo em um iPhone. Mas não estou usando o teclado virtual do aparelho. Estou ditando o texto usando uma função pouco conhecida que permite usar a voz em vez dos dedos em qualquer aplicativo onde seja possível inserir texto.

Agora, para este parágrafo, mudei para um telefone Android. Mais uma vez, estou escrevendo usando apenas a voz, sem digitar nada no teclado virtual.

Esses dois parágrafos, ditados em um e-mail e, depois, copiados e colados nesta coluna em um computador, exigiram muito menos correções do que se imagina, dada a má reputação de impreciso que esse recurso de ditado adquiriu. Só tive que acrescentar uma vírgula que não havia ditado e pôr um A maiúsculo em "Android".

Para mim, que sou usuário diário de teclados virtuais, o processo foi mais rápido e mais preciso do que a digitação provavelmente teria sido, mesmo quando se trata de blocos relativamente curtos de texto.

Então, na suspeita de que o ditado em smartphones possa ser uma função útil para outras pessoas, decidi testá-lo rigorosamente . Usei um Galaxy Nexus, celular de última geração da Samsung que usa o sistema operacional Android, da Google, e um iPhone 4S da Apple. Em geral, achei que, embora o ditado possa ocasionalmente falhar, ele funcionou surpreendentemente bem em uma ampla variedade de ambientes e ( mais em  http://online.wsj.com/article/SB10001424052702304444604577338371392612512.html )

Nenhum comentário: