3º Desafio de Energia Solar com robôs será sábado
30/11/2012 08:38:38
Com foco na divulgação e utilização de fontes de energias renováveis, o 3º Desafio de Energia Solar – Robô de Sucata Eletrônica será realizado na Capital, neste sábado, 1º, às 9h, no Parque Marinha do Brasil, ao lado da praça dos canhões. Em uma idealização da Prefeitura, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a ação pretende fomentar a promoção da eficiência energética e cinética, através da construção e mobilidade de um protótipo de robô, com design moderno, inusitado e sustentável, movido à energia solar e confeccionado exclusivamente com peças de sucata eletrônica.
O concurso será realizado entre estudantes do Ensino Médio, Fundamental e Técnico de Porto Alegre. O grande desafio é estimular os alunos a desenvolverem projetos científicos e inovadores de geração de energia elétrica a partir de uma placa de energia solar fotovoltaica, com a finalidade de garantir o desenvolvimento autossustentável e ambiental, promovendo, assim, a reciclagem e o reuso dos componentes.
Nesta 3ª edição, participarão 9 escolas, distribuídas em 20 equipes, envolvendo mais de 100 estudantes da Capital. Os robôs experimentais passarão por um processo de inspeção antes do início da competição, para verificar se realmente têm o uso exclusivo de sucata eletrônica.
Duas categorias serão apresentadas: Descarte Correto e Inova- Ação. A primeira é de caráter competitivo, na qual cada equipe, manuseando os seus respectivos robôs, tem até três minutos para executar a tarefa de deslocar, em cima do tablado da prova, três objetivos tridimensionais de diferentes tamanhos e pontuações, transportando-os até o espaço denominado de Área de Descarte. A segunda categoria é de caráter demonstrativa e de apresentação livre. As equipes deverão criar um robô funcional usando apenas sucata eletrônica ou poderão ainda combinar as peças aos kits convencionais de robótica.
Todas as equipes competidoras receberão medalhas de participação. As três primeiras colocadas na categoria Descarte Correto receberão ao final da prova também um troféu. E para a grande equipe vencedora a organização do evento entregará um prêmio especial: cinco tablets para os integrantes da equipe.
Escolas Participantes - Emef Afonso Guerreiro Lima, Colégio Província de São Pedro, Emef Leocádia Felizardo Prestes, Emef Profa. Judith Macedo de Araújo, Colégio Sinodal do Salvador, Colégio Marista Rosário, Emef Saint Hilaire, Colégio Militar de Porto Alegre e Escola Técnica Santo Inácio.
A Emef Heitor Villa Lobos não disputará o 3º Desafio, mas fará uma participação especial apresentando pela primeira vez no estado, o Robô Dançarino, vencedor da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) realizada agora em outubro, em Fortaleza, no Ceará.
Inovação - O projeto tem a parceria das Instituições: Trade Recycle, Cliever Tecnologia, Vonpar, Feci e Pucrs.
As ferramentas de sucata tecnológica para a montagem desse protótipo de robô serão compostas por peças de informática e periféricos descartados, na empresa de reciclagem Trade Recycle. O Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da Pontifícia Universidade Católica do RS fornecerá as placas de energia solar, que estarão disponíveis nas pistas de competição produzidas de madeira, no tamanho de 4x3 metros, para garantir a realização do concurso e a mobilidade dos... ( continua em http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=156650&3O+DESAFIO+DE+ENERGIA+SOLAR+COM+ROBOS+SERA+SABADO )